Márcia Bueno
Formada pela escola Municipal de Bailados continuou seus estudos com a maitre Toshie Kobayashi. Participou de inúmeros cursos como Royal Ballet e aperfeiçoamento para professores pelo método Russo de Vaganova.
Graduada em licenciatura plena em Educação Física (Fefisa) com curso de especialização em Educação Física escolar (Fefisa) eespecialização em Educação Inclusiva (Universidade Gama Filho).
Na área científica desenvolveu alguns projetos dentre eles:
- As possibilidades de inclusão de bailarinas adolescentes deficientes visuais através da dança: ballet clássico;
- Perspectiva da educação para portadores de necessidade sespeciais no atual paradigma educacional: a inclusão;
- Novos olhares para a educação inclusiva. (em andamento).
Participou de eventos científicos com a apresentação de seus projetos de pesquisa como:
II Congresso Internacional de Ciências do desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa; Congresso Paulista de EducaçãoFísica; Seminário de Metodologia de Educação Física;
II Seminário de Dança e Educação; I Simpósio Paulista de Psicossomática e Oftalmologia;
I Mostra de Palestra sobre Atividades que Contribuem para o Processo de Inclusão de Pessoa com Deficiência. (AACD).
Atualmente é professora no Colégio São Carlos; Colégio Vale Encantado; Colégio Estágio, Ballet Marcia Bueno e professora voluntária da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini.
Atuando como professora e coreógrafa há 28 anos participou dos principais festivais de dança nacionais como: Festival Passo de Arte; ENDA; Festival de dança de Joinville e internacionais no Chile, Coréia, Paraguai, Peru, México e Estados Unidos tendo conquistado importantes premiações no cenário da dança.
Participou da montagem coreográfica, juntamente com o grupo de dança da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini de Festivais e Encontros de Dança destacando:
Festival de Inverno de Campos do Jordão;
Abertura do Parapanamericano no Maracanãzinho juntamente com a Orquestra regida pelo Maestro João Carlos Martins;
Apresentação da Suíte Quebra-Nozes da Associação de balé e arte para cegos Fernanda Bianchini com a participação especial da renomada bailarina clássica Ana Botafogo.
É fundadora , professora e premiada coreógrafa do Ballet Márcia Bueno
Cesar Augusto de Albuquerque
Bailarino e coreógrafo, teve o inicio de seus estudos com Zara Cunha, formado pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo. Teve como mestres: Kátia Dias, Jacy Rhormes, Sergio Roser, Wlaldivia Rangel, Ruth Rachou, entre outros.
Foi aluno e bailarino de Victor Austin (Maria Olenewa) e Carlos Villar (Montevídeo), dançou no Balé Metropolitano de São Paulo – sob a direção de Luisella de Maria – no Ballet Nacional, Ballet Stagium, CIA de Danças Juliana Homathi de Campinas, CIA I de Alphaville, sob a direção de Denise Figueiredo(Kirov) e Ballet Ilusão e Vida (Camilla Puppa).
Participou de remontagens dos musicais como Aladin, A Bela e a Fera, Hércules, e das Operetas, A Viúva Alegre (Senac) Thurandor (Teatro Municipal de São Paulo) entre outros, dançou em alguns festivais, como Joinville, Enda, Uberlandia, Argentina.
Foi jurado do festival de danças de Jundiaí, e do Colégio Marista Arquidiocesano.
Atualmente é professor, coreografo e assistente de Camila Puppa (EDAP) e da Lume Casa Cultural, coreógrafo e remontador de obras clássicas como: Don Quixote, O Corsário, A Bela Adormecida, Paquita entre outros.
Geyza Pereira
A bailarina Geyza Pereira nasce na cidade de Pernambuco no dia nove de Setembro de 1985.
Geyza estuda no colégio Prof. Luiz Gonzaga Pinto e Silva e, segundo ela, seu convívio em sala de aula é ótimo. Além de estudar ela faz um curso de administração na qual está indo muito bem.
Geyza gostaria, também de fazer inglês e espanhol.
Seu primeiro contato com a dança foi aos dez anos no Instituto de Cegos Padre Chico onde pegou um enorme gosto pela dança. Segundo ela, esse conhecimento foi bom: “Senti meu sonho se realizando…” “Conhecer a dança era o que eu mais queria, pois através dela posso entrar num mundo mais bonito e esquecer os problemas que nos circulam…”.
No mesmo ano, realizou sua primeira apresentação no próprio instituto que foi um sucesso. Ela fazia o papel de uma bonequinha e a Fernanda era uma fadinha e ela lhe transformava em uma bailarina.
Ao longo de sua carreira, Geyza dançou em diversos lugares, dentre eles: V Festival de Inverno de São Paulo; New Fest Dance de Campos do Jordão; Festival Internacional de dança de Osasco; Prêmio Stacatto Fundação das Artes de São Caetano do Sul; Livre Espaço para a Dança na cidade de São Pedro; Projeto dança São Paulo; Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação; VII Mostra de Dança de Estância de Barra Bonita; Festival de Dança de Ribeirão Preto; Festival de Dança do Colégio Arque Diocesano; Festival de dança de Joinville; II Festival de Ginástica e Dança de São Bernardo do Campo; Champion Festival; 2ª Semana de Atenção ao Portador de Necessidades Especiais; Feira Natal da Fundação Dorina Nowill para Cegos; no Teatro Alfa para o Balé Real da Dinamarca e em conjunto com o mesmo; II Jornada de Pesquisadoras; Festival Estudantil de dança da cidade de Barretos; 1ª Conferência Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência; no Colégio da Policia Militar; Clube Satélite; Instituto Sagrada Família; Centro Braille em Blumenau; Festa da Paz do Centro Transmontano de São Paulo; IX Conferência para Profissionais de Línguas Estrangeiras; VI Feira Infanteen de artes da Vila Pompéia; I Conferência Internacional de Tecnologia Social; VI Feira da Saúde na Pirelli; 4ª Festa de Confraternização de Natal Anamaco; Teatro Municipal em uma homenagem a Professora Fernanda Bianchini; etc.
Já apareceu em diversos programas de televisão, assim como: Xuxa Park; Jornal Hoje; Bom Dia São Paulo; Programas Mulheres; Jornal da Cultura; Programa Veja só! ; Retrospectiva 2004 da rede Globo; Jornal Nacional, Fantástico; Boa Noite Brasil com Gilberto Barros e no Criança Esperança.
Geyza já ganhou diversos troféus de 1°, 2° e 3° lugar e até prêmio de destaque em diversos festivais de dança, na qual ela competia com os bailarinos normais, até que um dia, em conjunto com suas amigas e muita insistência, os organizadores dos festivais de dança abrirão uma categoria para deficientes.
Já integrou como protagonista os ballets de repertório O quebra- Noze e Coppélia. Faz parte de sua formação os professores: Fernanda Bianchini, Márcia Bueno, Daniela Sanches, Gulherme de Oliveira, Thaís de Assis, Toshie Kobayashi, Camila Puppa, Priscila Yokoi, Welton Namcimbene ,César Albuquerque e Tuwanni De Lutiis. Além de umas das principais Bailarinas da Associção, Geyza também dá aulas e contribui para o desenvolvimento de futuras bailarinas da associação.
Carlos Borrely
Carlos Eduardo Borrely Rios, ator e bailarino, formado em comunicação em Multimeios pela PUC-SP iniciou seus estudos em artes e comunicação do corpo há 10 anos pesquisando linguagens do corpo na dança, no teatro e na performance.
Atualmente ministra aulas para crianças e adultos em cursos livres e de formação em dança. No ensino do sapateado americano trabalha com o método Marchina de ensino aliado a sua experiência em processos criativos em artes com o objetivo de instigar o aluno a comunicar e criar suas próprias ferramentas dentro da modalidade.
Principais Coreografias:
- Encantada / Bailarino – Direção – Márcia Pee – 2009
- No mundo do Faz de Conta – Bailarino/Trilha sonora – Direção: Paula Castro – 2009
- Grease – Cantor/Ballet/Direção – Taboão da Serra – 2009
- O amor está no ar – Ballet/Trilha sonora – Shopping Higienópolis – 2009
- Décadas – Sapateado/Ballet/Trilha sonora - Andreia Hayashida – 2008
- Gala beneficente – Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Direção Andreia Hayashida – 2008
- Gala beneficente – Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Direção Andreia Hayashida – 2007
- CineCartoon – Sapateado/Ballet/Trilha sonora - Andreia Hayashida – 2007
- Gala beneficente – Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Direção Andrea Gregory – 2006
- Festival da primavera – Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Dir. Andréa Gregory – 2006
- O quebra nozes – Ator/Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Dir. Andréa Gregory – 2006
- Impromptu – Ator/Performer – Oca – Exposição Corpos Pintados – Pq Ibirapuera – 2005
- Persona Factory – Ator/Produção/Trilha sonora – Direção Malta – 2005
- Saracoteio – Sapateado/Ballet – Direção: Cláudia Decara – 2005
- Cenas de Dança – Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Direção: Andréa Gregory – 2005
- Cine Magia – Sapateado/Ballet/Trilha sonora – Direção: Andréa Gregory – 2005
- Ubu Rei – Assistente de direção/trilha sonora – Direção Adriano Cypriano – 2004
- Campeonato Brasileiro de improviso – Ator – Direção: Adriano Cypriano – 2004
- Eu era Hamlet – Ator /Direção – 2004
- Um Conto de Natal – Sapateado/Ballet – Direção: Andréa Gregori – 2004
- A vida é sonho – Ator – Direção: Adriano Cypriano – 2003
- Amor em tempo de morte – Ator – Direção: Adriano Cypriano – 2003
- Woyzeck – Georg Buchner – Ator/Trilha sonora – Direção: Adriano Cypriano – 2003
- O quebra nozes – Ballet - Direção: Paula Castro – 2003
- Rosencrantz e Guildenstern estão mortos – Ator – Direção: Mônica Granndo – 2003
- Doente imaginário – Ator – Direção: Estela Lapponi – 2001
- Decote – Ator – Direção: Lineu Carlos Constantino – 2001
Televisão / Publicidade
- Programa Todos os Vjs do Mundo – Apresentador / Sapateado - 2008
- Programa Show do Tom – Sapateado – 2007
- H2oh – 2008; Itaucard – 2007; Petrobras 2009; Subway – 2009; Walmart 2010.
Priscilla Yokoi
Nascida em São Paulo Priscilla Yokoi, 26 anos é hoje considerada uma das grandes revelações do Ballet brasileiro;
Iniciou seus estudos de ballet clássico, na Especial Academia de Ballet de São Paulo, sob a direção da Maitre Aracy de Almeida, e do professor Guivalde de Almeida.
Em 2000, classificou-se como Finalista do Prix de Lausanne. Neste mesmo ano, foi convidada para fazer a abertura da noite de Gala do Festival de Dança de Joinville e obteve o Título de Prima Balerina Absoluta R.V. Promoções.
Em 2001 foi primeira colocada no concurso para a nova Cia. De Ballet do Theatro Municipal de São Paulo.
Entre outras premiações, obteve a medalha de Prata no 4th International Ballet & Modern Dance Competition de Nagoya, no Japão.Convidada especialmente para Debut da Temporada Internacional de Ballet do Theatro Municipal de Santiago no Chile, na montagem do ballet completo de Don. Quixote, ao lado da estrela Primeiro bailarino, Luis Ortigoza. Recebeu como mérito da Imprensa Nacional o “Prêmio Jovem Brasil”, pelo seu desempenho em sua carreira como bailarina Clássica. Diploma de Primeira bailarina Internacional das mãos da Maitre Laura Alonso. Medalha de Ouro no XIX Concorso Internazionale de Danza di Cittá di Rieti – Itália. Convidada especial XIX Fetival de Danza de la Habana, dançando com o Primeiro bailarino Victor Gili. Convidada especial no XI Internacional Ballet Festival of Miami. Primeira Bailarina no Columbia Classical Ballet nos Estados Unidos da América e foi solista da São Paulo Companhia de Dança
Hoje, é a primeira Bailarina da Cia Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo, além de Convidada Especial para os mais importantes festivais de ballet do mundo.
Apoiada pela Capezio brasileira, a maior empresa de artigos para dança, sob orientações do empresário Luiz Cavalcante.
Principais premiações:
- 1998 – Prêmio especial do júri de finalista mais jovem do IBC de Varna-Bulgária, obtendo o 4ºlugar.
- 1999 – Medalha de Ouro do Festival de Dança de Joinville, troféu Mirian Toigo, como Melhor Bailarina Clássica do Festival.
- 1999 – Medalha de Ouro do Festival de Danza del Mercosur, Buenos Aires-Argentina, troféu Cecília Kerche, como melhor bailarina de todo o Evento. Como mérito de melhor bailarina do festival de Danza del Mercosur, recebeu o convite especial para representar a América do Sul Concurso Internacional de Ballet Prix de Lausanne – Suíça. Considerado o concurso mais importante estudantil de Ballet do mundo, bem como recebeu bolsa de estudo para Juniores na França.
- 2000 – Participou do Prix de Lausanne, classificou-se como Finalista, entre as dez melhores bailarinas estudantis do mundo.
- 2000 – Participou do International Ballet Competition de Nova York – EUA, obtendo o prêmio Grand Prix Sansha.
- 2000 – Especialmente convidada para fazer o encerramento do Festival Meia – Ponta de Joinville.
- 2000 – Convidada para fazer a abertura da noite de Gala do Festival de Dança de Joinville.
- 2000 – Obteve o Título de Prima Balerina Absoluta R.V. Promoções.
- 2001 – Participou do Concurso Publico para a nova Cia. De Ballet do Theatro Municipal de São Paulo obtendo a Primeira colocação.
- 2002 – Medalha de Prata no 4th International Ballet & Modern Dance Competition – Nagoya – Japan.
- 2003 – Convidada especialmente para Debut da Temporada Internacional de Ballet do Theatro Municipal de Santiago – Chile, na montagem do ballet completo de Don. Quixote, ao lado da estrela Primeiro bailarino, Luis Ortigoza .
- 2003 – Recebeu como mérito da Imprensa Nacional o “Prêmio Jovem Brasil”, pelo seu desempenho em sua carreira como bailarina Clássica.
- 2004 – Recebeu o diploma de Primeira bailarina Internacional das mãos da Maitre Laura Alonso.
- 2004 – Medalha de Ouro no XIX Concorso Internazionale de Danza di Cittá di Rieti – Itália.
- 2004 – Convidada especial XIX Fetival de Danza de la Habana, dançando com o Primeiro bailarino Victor Gili - Don. Quixote.
- 2005 – Convidada especial para tournees no Japão
- 2006 — Convidada especial no XI Internacional Ballet Festival of Miami.
- 2007 – Primeira Bailarina no Columbia Classical Ballet nos Estados Unidos da América.
- 2008 – 2009 Solista da São Paulo Companhia de Dança
- 2010 – Além de Bailarina iniciou sua carreira como professora por todo o Brasil
- 2010 – Integou-se ao Grupo de Professores da Associaçõe de Balé e artes p/ cegos Fernanda Bianchini.
Rafael Kubano
Estudante do Curso de Educação Física, o Professor e Coreógrafo Rafael “KUBANO”, é formado por Jaime Arôxa. Filiado ao Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira em 2002.
Foi contratado pela Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro em 2004 onde realizou trabalhos de inserção a Dança de Salão nas Vilas Olímpicas através de aulas, bailes e workshops para todo o público.
Professor de Dança de Salão no Projeto “Criança bem dos pés a cabeça” Realizado na Escola de Dança Jaime Arôxa Botafogo e na filial Recreio dos Bandeirantes (RJ). Projeto este, que integra crianças residentes em comunidades carentes através de uma atividade socialmente acolhedora e abrangente que é a Dança de Salão.
No Carnaval Carioca, por cinco vezes foi membro das Comissões de frente de grandes escolas do grupo especial: Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel, Porto da Pedra e Caprichosos de Pilares.
Hoje em São Paulo, faz parte da Cia de Dança Jaime Arôxa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário