Nossa História

No final de 2003, o Instituto de Cegos Padre Chico, decidiu terminar com a atividade do grupo em suas instalações. Para que o trabalho não acabasse, pais, amigos e colaboradores resolveram montar uma associação. Com o nome de Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini, localizada na Av. Domingos de Moraes, 1765, na Vila Mariana em São Paulo, o grupo iniciou uma nova fase, com objetivos mais amplos.

Inúmeras dificuldades foram enfrentadas, principalmente em relação ao preconceito das pessoas envolvidas com o ballet onde praticamente todos achavam esta arte completamente visual impossível para deficientes visuais.

A força de vontade e dedicação deu-nos credibilidade e aplausos verdadeiros não apenas pela superação de nossas alunas e sim pela belíssima arte desenvolvida por elas. Não tínhamos sequer noção da proporção onde este trabalho chegaria como chegou nos tempos de hoje.

Importante ressaltar que muitas pessoas estiveram conosco neste projeto onde inicialmente todos eram voluntários, como Fabiana Locoselli e Fabiana Del Carlo, colegas de faculdade e outra amiga do ballet, Ingrid Calmona. Atualmente elas já não estão mais conosco.
A amiga e professora, Márcia Bueno, que está conosco até hoje, muito contribuiu juntamente com suas alunas mostrando sempre que a inclusão é possível.

Atualmente temos 10 professores desenvolvendo belíssimos trabalhos.

Faz parte também dos objetivos da Associação estar qualificando profissionais da área de dança que tenham interesse em trabalhar com deficientes visuais, assim, deficientes visuais de outros estados poderão estar se beneficiando com a técnica desenvolvida por Fernanda Bianchini.


SOBRE A ASSOCIAÇÃO:


 

Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini existe desde 1995 e é reconhecida mundialmente por um método pioneiro desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Coneglian Bianchini Saad. Por esse método, deficientes visuais aprendem a dançar Ballet de forma graciosa, como qualquer outro belo bailarino. O aprendizado se inicia no toque, o passo é ensinado a cada aluno. 

O professor, sempre com muito carinho, orienta e repete todos os movimentos até que, em certo ponto, os bailarinos dançam apenas com instruções orais.

A Associação dá aulas gratuitas para deficientes visuais de todas as idades, com aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Dança de Salão, Danças para terceira idade, Ballet para adultos e música. Com esses cursos, nossos alunos melhoram a postura, o equilíbrio, a noção espacial e a auto-estima, além de romper barreiras e preconceitos.

 

Nossa Associação tem sido constantemente matéria de jornais, revistas e programas de TV, sendo apresentada, com orgulho, no Brasil e no exterior. Nossas portas estão permanentemente abertas a visitas de quem queira conhecer mais profundamente toda a história, o método de dança, os profissionais e os alunos, que fazem da Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini uma instituição de referência internacional na formação cultural e pessoal de deficientes visuais e também 10 % de vagas para outros tipos de deficiências e crianças e adolescentes sem deficiência visando trabalhar a inclusão às avessas.

Nenhum comentário: